TF InsightFX - шаблон joomla Видео
Telefone: (38) 3218 3000
Autenticar

Faça login na sua conta

Nome de usuário
Senha *
Me lembrar

Neuropediatra Luis Henrique Aquino dá dicas aos pais para uma vida mais saudável das crianças

12963500 1140922795958255 1678899585542922912 nOs bons hábitos de vida são importantes para um crescimento saudável do corpo e mente, e cultivá-los desde a infância faz toda a diferença. Batemos um papo com o médico neuropediatra Luis Henrique Aquino, que é um dos colaboradores do Plano de Saúde São Lucas, para entender como a vida saudável, que inclui, entre outros, alimentação e atividades físicas regulares, ajuda no crescimento das crianças.


Preparação antes mesmo do nascimento do bebê

- Os seis primeiros meses de vida são fundamentais para todo o desenvolvimento físico, imunológico e cognitivo. Nesta fase o aleitamento materno exclusivo é muito incentivado e amplamente conhecido os benefícios. Até as crianças que não tem essa oportunidade, a suplementação láctea complementar é fundamental e sempre com orientação médica".
O grande desafio dos primeiros anos de vida, em que o corpo cresce de maneira muito rápida, é que devemos ter todo o aporte nutricional para propiciar que atinja um desenvolvimento ideal.


Correria do dia a dia x saúde - Qual o risco dos produtos industrializados, guloseimas, etc. na saúde das crianças?

- Esse padrão atual de alimentação é um grande desafio para os pais. Doces e guloseimas oferecidas de forma sistemática causam grandes erros alimentares, deixando as crianças seletivas (pouca variedade) e com tendência à obesidade e diabetes. Além de outros fatores como, cada vez mais comum, a puberdade precoce e, já comprovado em estudos, a relação da obesidade infantil na influência direta com doenças da vida adulta (hipertensão e maior chance de infarto).


De que forma o comportamento alimentar e de vida dos pais afeta as crianças?


- De forma direta! As crianças são espelhos dos pais. Nas famílias que não possuem hábitos de alimentação saudáveis as crianças tendem a ter erros alimentares e uma alimentação rica em carboidratados (açucares e farinhas) e com pouca variedade. Os pais devem ter alimentação saudável e diversificada, pois são onde os filhos inspiram para experimentar novos alimentos.


Hora de brincar - Hoje vemos muitas crianças passando horas à frente dos computadores. Qual o risco para a saúde e crescimento da criança?


- Este é um tema muito relevante nos dias atuais, inclusive de extensa campanha pela Sociedade Brasileira de Pediatria, reforçando que o tempo de uso da tecnologia digital deve ser limitado e proporcional às idades e etapas do desenvolvimento cognitivo e psicossocial das crianças e adolescentes.


Entre as consequências do uso excessivo de tecnologia estão: ansiedade, dificuldade em estabelecer relação em sociedade, o estimulo a sexualização precoce, comportamento agressivo, distúrbios do sono, baixo rendimento escolar, entre outros. Todos com efeitos danosos a saúde individual e coletiva que podem gerar reflexos para o ambiente familiar e escolar.



CriançaQuais orientações para os pais conseguirem ajudar no crescimento dos seus filhos, mudarem hábitos e terem mais saúde?


- ROTINA: Um dos pontos chave para o desenvolvimento infantil saudável é estabelecer rotinas desde o início do ano. A rotina desde coisas do dia a dia, como horário de almoçar, banho e dormir à rotinas de estudo em casa.

- SONO CORRETO: Outra fator importante é no sono, momento fundamental para desenvolvimento infantil. E vai muito além de dormir por horas seguidas. O sono deve ser regular (mesmo horário de dormir e acordar) e reparador, para que a criança acorde disposta.

- REGRAS: Estabelecer responsabilidades e limites desde os 2-3 anos de idade. Os pais devem impor regras, que mesmo difícil seguir, deverão perseverar até que as crianças entendam que sempre vão existir estes limites.

- HÁBITOS ESCOLARES: E por fim, hábitos escolares, eles devem ser implementados desde a idade pré-escolar, 4-5 anos de idade. Estudar é uma ação “anti-natural” e que deve ser imposta nos primeiros anos pelos pais, para que na adolescência já se torne uma ação natural e não um momento de sofrimento.

 

** Luis Henrique atende no Centro Médico São Lucas, agende uma consulta
(38) 3218-3030 / 3218-3031 / 9 9940-3270