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Como evitar dores e problemas físicos no dia a dia?

Tania MariaNo nosso dia a dia é comum não prestarmos atenção em como pegamos peso, abaixamos, nos sentamos na cadeira (no trabalho, por exemplo), etc. A fisioterapeuta Telma Maria Nascimento Almeida explica como nosso corpo pode ser afetado por estes vícios do dia a dia e posturais.

Segundo a especialista, o Sistema Nervoso Central reconhece os vícios posturais como posturas "normais", na tentativa de retificarmos nossa postura há um gasto energético que nos deixa cansados, impossibilitando a permanência na postura correta.

"Os cuidados com a postura são indispensáveis para uma boa saúde e devem ser adotados o quanto antes na infância e na adolescência e nunca abandonados na idade adulta", diz.

Entre os problemas mais comuns, os vícios posturais podem levar a encurtamentos musculares, dores, espasmos e tensões nos ligamentos e nas articulações, além de compressão nervosa e uma série de problemas posturais.

Entre as dicas, para o dia a dia mais saudável, evitar longos períodos sentados, o que pode ajudar no desencadeamento de diversos problemas de saúde, como doenças crônicas, pressão alta, doenças do coração e câncer.

"Aqueles que ficam sentados por pelo menos seis horas apresentam ainda mais propensão em desenvolver diabetes, redução na expectativa de vida, doenças do rim, saúde mental frágil, obesidade e síndrome metabólica. Além de que sentar-se de forma desalinhada e relaxada, mesmo que por curto período, pode trazer malefícios para a saúde como um todo. A postura incorreta e desalinhada pode trazer consequências como dores na coluna, dores nas solas dos pés, além de cansaço, problemas de circulação e tendinites", explica Telma Maria.

Comece o dia com saúde

Segundo Telma, os primeiros minutos da manhã são os mais importantes do dia, pois definem como será o nosso temperamento e dedicação para encarar as horas que vem pela frente. Desta forma o nosso corpo também se planeja bem para o dia. "Inicialmente, se levantarmos de mal humor, facilmente o manteremos conosco por todo o dia e consequentemente não haverá boa concentração nas atividades e uma grande chance de tudo dar errado".

A dica da fisioterapeuta é acordar no mínimo 15 a 30 minutos antes para um relaxamento e posterior alongamento, ainda na cama mesmo.

"Basta esticar os braços acima da sua cabeça, mantendo a postura, e flexionar os joelhos para liberar e aquecer os músculos. Ouça música, tome um banho, tome um bom café, planeje seu dia, faça exercícios físicos, não precisa correr ou fazer musculação, pode ser uma simples caminhada de 30 minutos, uma meditação. Faça algo que goste; nada melhor começar o dia fazendo algo que você ama. Seja como for, permita-se esse pequeno prazer".

Telma finaliza lembrando que essa rotina diária é um reflexo de nós mesmos. Por isso, ela pontua a importância de uma vida menos previsível. "Seu dia pode ser mais incrível se você fugir da rotina. Deixar o carro e andar algumas quadras ou pegar o ônibus em um ponto diferente, são formas de quebrar a previsibilidade do seu cotidiano e de permitir que você descubra novas coisas incríveis".

Precisar esclarecer mais dúvidas? A fisiterapeuta Telma Maria atende no Centro Médico São Lucas, na Avenida Coronel Prates - 273 - Centro / 3218-3030.