TF InsightFX - шаблон joomla Видео
Telefone: (38) 3218 3000
Autenticar

Faça login na sua conta

Nome de usuário
Senha *
Me lembrar

Por que o excesso de sal faz mal à saúde?

- Hipertensão: Praticamente um quarto dos brasileiros é hipertenso. O sódio - encontrado no sal - em excesso aumenta a capacidade sanguínea de "puxar" líquidos dos tecidos para o sangue, aumentando a pressão arterial.

- Problema renal: Quando o consumo de sódio é muito alto, o rim – responsável por excretar a substância - pode ficar comprometido. A hipertensão, falada acima, é uma das principais causas de doença renal crônica.

- Osteoporose, perda de paladar e doenças autoimunes: O excesso de sal não somente regula os fluídos corporais e a pressão arterial, mas também afeta o sistema imunológico e a formação e dissolução óssea, além de alterar o paladar.

Sal

- Envelhecimento: Podemos ter desidratação celular provocada pelo excesso de sódio, o que deixa o metabolismo celular mais lento. E isso pode gerar o envelhecimento precoce.

- Taxa de mortalidade: O consumo exagerado de sal aumenta a taxa de mortalidade, exatamente pelos diversos malefícios descritos acima. Então, mudar este hábito pode fazer muita diferença.

 

MAIS DICAS

* Esses são ótimos motivos para você maneirar no consumo de sódio, que não está apenas no sal branco, mas nos alimentos industrializados, mesmo os doces. Leia os rótulos dos produtos, e reduza o consumo de sódio.

** Cuidado com sal, temperos prontos, molhos, congelados, doces industrializados, embutidos e até mesmo aquele churrasquinho do fim de semana, para não salgar demais a carne.

*** Esses males não significam que sal e cloreto de sódio devam ser eliminados da dieta. A ingestão de sal é considerada saudável até o limite de 2 g (aproximadamente 1/2 colher de café) por dia. O sódio é um dos 22 minerais considerados essenciais na alimentação.